Comece seu negócio utilizando o Business Model Canvas
O Canvas ( que significa tela) é uma ferramenta muito versátil e dinâmica, desenvolvida pelo suiço Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, que tiveram a ideia de colocar um plano de negócios em uma única tela, ou seja página.
Uma curiosidade da palavra ‘CANVAS‘ é que ela era significa ‘Tela‘, canvas nada mais é do que a tela que os pintores utilizam para pintar.
Os empreendedores podem usar essa ferramenta que possibilita revisar e acompanhar passo a passo o seu negócio, além disso a ferramenta permite que as informações sejam visualizadas de maneira ampla.
Da mesma forma que você usar um quadro e post its, você pode utilizar ferramentas mais mordenas como o Excel e Power Point, por exemplo, ambas permitem visualizar todo o canvas e imprimí-lo. Esse plano pode ser dividido em nove pontos-chave. Que são:
Os quadrantes do Canvas
Segmentos de clientes – Conheça o perfil dos seus cliente e saiba quem é seu público alvo, além das características socioeconômicas e a região onde estão;
Proposição de valor – O valor do seu produto e serviço. Sua empresa está atendendo as necessidades, ou seja, solucionando as dores dos clientes?
Canais – Como sua empresa chega até o consumidor? Faça uma lista desses canais, dos que estão dando certo e qual o custo deles;
Relacionamento com os clientes – Super importante o relacionamento com o cliente. Pense em como estreitar esse relacionamento, fortalecendo a relação com o consumidor, além disso, não se esqueça de mensurar os gastos;
Fontes de renda – Quais são as fontes de renda da sua empresa? Qaunto o cliente está disposto a pagar pelos produtos?;
Recursos-chave – Como está mantendo a empresa, quais os gastos? Que tal colocar tudo na ponta do lápis, principalmente, os recursos necessários para produzir ou realizar os serviços. Isso é fundamental;
Atividades-chave – Quais as atividades mais importantes da empresa? Quanto de receita você está movimentando e como está o relacionamento com os consumidores?;
Parcerias-chave – Os parceiros, fornecedores, entre outros, o que eles entregam ou podem fazer para a sua empresa? Qual a relação e o papel deles com as atividades-chave?;
Estrutura de custos – Quais são os custos mais caros do seu negócio? Quais deles são vitais e imprescindíveis para manter o seu empreendimento?
Comentários